Blog

Daniela Lemes

Aproveite o inverno para tratar o melasma

tratar melasma é no inverno

Aproveite o inverno para tratar o melasma
tratar melasma é no inverno

Para as mulheres que sofrem com melasma, manchas amarronzadas na face, a melhor época para tratar o problema é agora, no inverno, quando os raios solares estão menos incidentes.

Mais frequente em mulheres a partir dos 30 anos e em gestantes, o melasma não tem suas causas totalmente conhecidas. Entretanto, sabe-se que ele está relacionado a alterações hormonais, calor e exposição solar. A hiperpigmentação está ligada à maior produção de melanina e pode ser profunda (quando atinge camadas mais profundas da pele) ou superficial. Não tem uma cura, e sim controle, já que as células ficam com uma “memória” e a partir de qualquer tipo de exposição solar ou mesmo calor podem piorar as manchas.

O principal cuidado é evitar a exposição solar direta, além de usar filtro solar diariamente (com reaplicação a cada duas horas caso haja muita transpiração) e chapéu. O seu dermatologista pode indicar produtos clareadores para serem aplicados à noite e peelings para promover a renovação celular.

Entre as tecnologias, temos o Elektra, laser Q-switched Nd:YAG fracionado, que fragmenta o pigmento em minúsculas partículas para serem fagocitadas pelo organismo. Pode ser feito com intervalo de 15 dias, com uma média de quatro sessões. É realizado nos casos refratários (recorrentes) ou quando é necessária uma melhora rápida.

Durante a gravidez as chances de aparecer o melasma aumentam devido às grandes oscilações hormonais. As áreas mais comuns são bochecha, nariz e região entre os olhos.

Lembre-se: é importante que qualquer produto aplicado pela gestante seja indicado por um dermatologista para evitar complicações ao bebê.

Dra. Daniela Lemes

Voltar
Top