Blog

Daniela Lemes

Cremes que possuem ingredientes exóticos na fórmula fazem efeito?

Veneno de cobra e de abelha, fezes de pássaro etc. São variados os ativos dos cosméticos exóticos que prometem efeitos milagrosos no combate a rugas e manchas. Mas será que realmente são eficazes?

Cosmético usado por muitas celebridades internacionais, o creme à base deveneno de cobra age sobre os músculos faciais, contraindo-os. O de fezes de rouxinol, por outro lado, promete atuar sobre manchas. Há ainda o creme à base do aminoácido melitina, presente no veneno das abelhas, e que promete atuar no aumento da circulação sanguínea do rosto e no rejuvenescimento. Outros ainda possuem em sua fórmula uma proteína extraída da placenta, com promessa de clareamento facial e combate ao envelhecimento.

Não há muitos estudos científicos que comprovem a eficácia desses cosméticos, portanto, é importante conversar com o seu dermatologista para saber os melhores cremes e opções de tratamento. Em pessoas que apresentam rugas marcadas, manchas acentuadas ou mesmo aquelas que desejam um contorno facial, por exemplo, esses cremes não terão o efeito desejado. Nesses casos o dermatologista pode prescrever algum tratamento não invasivo previamente, como lasers, toxina botulínica ou preenchimento com ácido hialurônico.

Além disso, é sempre bom lembrar que nenhum tratamento vai promover milagre em pacientes que não tenham uma dieta saudável e equilibrada.

 

Voltar
Top