Blog

Daniela Lemes

A importância das vitaminas para sua saúde e beleza

As vitaminas são fundamentais para a saúde de nossa pele, cabelo e unhas. Por isso é tão importante que tenhamos uma alimentação saudável. Entre os benefícios estão postergar o envelhecimento e deixar nossa pele mais viçosa. Preparei uma lista com algumas vitaminas e seus benefícios para você sempre tentar incluir na sua dieta.

A – possui ação antioxidante e auxilia na saúde da pele, balanceando a oleosidade e evitando a obstrução dos poros, o que pode causar acne. Pode ser encontrada em alimentos como abacate, brócolis, cenoura, espinafre e gema de ovo.

B2 – em geral as vitaminas do complexo B ajudam na saúde da pele e dos cabelos. A B2 é uma boa aliada contra as rugas, pois atua sobre os tecidos, além disso, é ótima para cabelos e unhas. Está presente em alimentos como fígado, queijo, iogurte e laticínios.

B6 – possui ação cicatrizante e atua no sistema imunológico. Alimentos como batata, banana, carne de boi, semente de girassol, salmão e atum são fontes dessa vitamina.

C – outra auxiliar na cicatrização e no combate ao envelhecimento. É encontrada em frutas cítricas, repolho, cebola e pimentão.

D – é importante para a saúde dos ossos. Para obtê-la bastam 15 minutos diários de exposição solar sem proteção. Opte pela região das pernas ou dos braços e evite o rosto, que possui a pele mais fina e também para evitar o envelhecimento precoce. A falta dessa vitamina pode acarretar doenças como raquitismo em crianças e osteoporose.

E – assim como a vitamina C, também atua no combate às rugas, pois protege a pele da ação dos radicais livres. Para obtê-la coma amendoim, alface, agrião, espinafre, nozes e couve.

Está em dúvida se possui alguma carência vitamínica? Não se automedique. Procure um médico para realizar os exames necessários. Somente o profissional capacitado poderá prescrever suplementos vitamínicos.

Lembre-se ainda que o excesso de vitaminas no organismo também pode acarretar problemas à sua saúde.

Voltar
Top