Blog

Daniela Lemes

Micoses aumentam no verão: saiba como prevenir

daniela-blog-10

No verão é comum recebermos no consultório pacientes com queixas de micose. O aumento ocorre porque nessa época os fungos que provocam a micose se propagam no calor e na umidade. Outro fator que corrobora é deixarmos áreas do nosso corpo abafadas e úmidas pelo suor ou pelo uso de roupas molhadas por muito tempo.

As micoses geralmente atingem regiões com dobras (como a entre os dedos dos pés) e apresentam um aspecto macerado e com uma espécie de massinha branca. A pitiríase versicolor está entre os tipos mais comuns. Afeta na maioria tronco, braços, face, pescoço e couro cabeludo e apresenta-se sob a forma de manchas de cores que variam do branco ao avermelhado e que descamam. Já o intertrigo atinge áreas de dobras do corpo, que apresentam mancha avermelhada, descamativa, esbranquiçada, amolecida e com fissuras. Outro tipo de micose que tem sua incidência aumentada no verão é a candidíase vaginal, causando coceira intensa, corrimento esbranquiçado e vermelhidão.

A praia é um dos locais que propiciam a proliferação de fungos devido à presença de fezes de animais na areia. A piscina também pode favorecer a contaminação. Quando a pessoa se bronzeia é mais fácil perceber a área com micose porque ela não escurece, ocasionando um contraste.

Tratamento e prevenção
O tratamento geralmente inclui antimicótico de uso tópico como sabonetes, loção e creme e de uso oral (quando o fungo atinge várias áreas do corpo).

Alguns cuidados podem evitar o aparecimento das micoses. Deixe as regiões do corpo que costumam ficar abafadas bem arejadas, dê preferência a roupas de tecidos leves como algodão (principalmente nas roupas íntimas), evite o tecido sintético, que não deixa a pele respirar. Seque bem as dobrinhas após o banho. Se você tem necessidade de usar sapatos fechados, não os calce sem se certificar de que os pés estão limpos e secos. Notando qualquer indício de micose, procure o dermatologista.

Voltar
Top