Blog

Daniela Lemes

Acne na mulher adulta: como tratar?

Decorrente na maioria das vezes de alterações hormonais, produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas, ovário policístico e gravidez, a acne na mulher adulta requer atenção especial. Hoje vou explicar alguns dos tratamentos mais recomendados para evitar a proliferação do Propionibacterium acnes (bactéria causadora da acne).

Presente com maior frequência em peles oleosas, a acne na mulher adulta pode aparecer a partir dos 30 anos ou se intensificar em mulheres que sofreram com espinha na adolescência. Para investigar a causa, o dermatologista primeiramente pode solicitar alguns exames, inclusive hormonais, a fim de indicar o tratamento mais adequado para a paciente.

Um dos medicamentos mais prescritos pelos dermatologistas, por via oral, é a isotretinoína, que diminui a produção de sebo e a consequente oleosidade da pele. Entretanto, apesar de ter uma boa resposta na maioria dos casos, a substância pode causar ressecamento das mucosas em algumas pessoas e não deve ser utilizada de forma alguma em grávidas.

Medicamentos de uso tópico também constam na lista, como séruns, loções e géis à base de ácido salicílico (para controle da oleosidade), peróxido de benzoíla (para diminuição da oleosidade e da formação de pus) e tretinoína(para atuar sobre os comedões).

Já na área tecnológica, equipamentos como o laser Nd:YAG Q-Switched Elektra(uma das ponteiras do Harmony) e o laser de érbio de 1550nm do Fraxel Dual são indicados para tratar os casos de cicatrizes deixadas pela acne, enquanto que o LED do Multiwaves atua sobre o quadro inflamatório.

É importante ficar atenta também à maquiagem, pois algumas podem causar acne. 

Voltar
Top