Blog

Daniela Lemes

Estrias: é possível tratá-las?


As estrias são aquelas cicatrizes que surgem quando há ruptura das fibras de colágeno e elastina localizadas na derme (camada mais profunda da pele). Elas aparecem normalmente após grande distensão na pele, como na gravidez ou quando há ganho rápido de peso, atingindo principalmente coxas, glúteos, abdômen e seios. A boa notícia é que é possível tratá-las, deixando-as quase imperceptíveis.

A maior prevalência das estrias é na faixa etária de 14 aos 20 anos, sendo três vezes mais frequente no sexo feminino. No início são avermelhadas, devido a uma resposta inflamatória, e depois evoluem com uma tonalidade branco-nacarada, com um aspecto de uma cicatriz. Ou seja, as avermelhadas são recentes, com uma perspectiva melhor de resposta aos tratamentos. As brancas são antigas e mais difíceis de serem tratadas.

As opções de tratamento incluem lasers, peelings e microagulhamento. Listo abaixo como cada um funciona:

 

Dual deep
Indicado para as estrias antigas, o laser de CO2 fracionado dual deep realiza microperfurações na pele. No processo natural de cicatrização, ocorrem contração e formação de novas fibras, que irão promover atrofiamento e suavização da textura das estrias.

 

Fraxel
O laser de érbio de 1550nm presente no aparelho estimula a produção de novas fibras de colágeno, melhorando a textura da pele. A tecnologia promove renovação celular e causa leve vermelhidão e descamação por até três dias. Para estrias vermelhas, são indicadas de uma a duas sessões com intervalo de 50 dias. Já nas estrias antigas, de quatro a cinco sessões.

 

Microagulhamento
A técnica consiste em produzir microfuros na pele (por meio de microagulhas) a fim de estimular os fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno) e, assim, restaurar a área da pele danificada. Antes é aplicado um anestésico.

 

Peelings
A alternativa aos lasers são os peelings de ácido retinoico e de cristal. Indicados para as estrias mais recentes, o objetivo é renovar a pele e estimular a formação de colágeno.

 

Prevenção
A hidratação da pele com hidratantes em loção ou creme é muito importante para evitar o aparecimento das estrias. Além disso, deve-se evitar banhos quentes e demorados e o uso de muito sabonete, hábitos que ressecam a pele, tornando-a mais propícia ao aparecimento de estrias. Também deve ser evitado o ganho de peso de maneira abrupta.

O dermatologista é a melhor pessoa para verificar qual a técnica mais indicada para o seu caso.

Voltar
Top